sábado, 9 de julho de 2011

Por que será que amamos Mocajuba?

Amamos Mocajuba não porque ela é famosa. 

Amamos simplesmente porque somos parte dela.

Amamos...

Porque gostaríamos de ver as crianças crescerem saudáveis e felizes.

Porque nos sentimos orgulhosos quando a elogiam.

Porque em cada rua é possível escrever um pouco da nossa história.

Porque temos amizades e apreços sem preço, espalhadas pelas esquinas.

Porque os álbuns estão cheio de fotos de momentos inesquecíveis e divertidos.

Porque sempre sentimos vontade voltar.

Atrevo-me a dizer que é uma cidade que permite o amor, 

Há  relíquias, detalhes e memórias escondidas em cada ilha, em cada árvore, em sua gente.
Podemos amar Mocajuba em todas as suas formas, matizes, ângulos e sabores, tem natureza, turismo, política, fama, folclore, festas, cultura, esporte, beleza, tradição, negócios, história, gente boníssima. 

Nos 116 anos, deixemos de lado momentaneamente as coisas que não estão no lugar, tudo mais de negativo. Os erros que nos inquietam, os incômodos que não querem calar. Não precisamos apagá-los ou escondê-los. Mas podemos olhar também todos os resultados já conquistados, através de pessoas que amam essa terra, nascidas ou não aqui, e que tanto têm feito. Pessoas que vivem Mocajuba, no coração e na memória.

Eu vejo contradições e beleza, mas podemos ter um olhar generoso para a expansão urbana e preocupante, a fragilidade ambiental...

Sempre estou voltando e quando chego perto, a emoção acelera, me alegro. Minha vida, como de tantos da minha geração está entrelaçadas entre idas e vindas, ligados aos acontecimentos no pulsar das histórias, sempre procurando por novidades da cidade. 

Aos antepassados, repassam importantes aprendizados. Aos descendentes, reservamos nossos sonhos mais profundos de uma cidade digna, justa e feliz.

Mas acima de tudo, a cidade é um amplo palco de possibilidades, que nos chama.

Penso que temos um compromisso, é vez da nossa geração e que nossas ações tem muita importância, no hoje pro amanhã. Somos energia em movimento, e podemos afetar positiva ou negativamente as próximas gerações. 

O que importa mesmo é ouvir o chamado, exatamente porque amamos Mocajuba.

Eu tenho escutado muito, ultimamente, e me anima.

Alguém mais ouviu? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário