terça-feira, 4 de outubro de 2011

Autoridades de CT&I do Norte reuniram-se em Belém para fortalecer a região


 
O Fórum já se tornou permanente e é o segundo realizado este ano. O encontro articula bancadas parlamentares e governadores para desencadear ações que fortaleçam a CT&I na região Norte.

A cidade de Belém (PA) sediou, no dia (28), o Fórum Regional Norte de Ciência e Tecnologia, que tem o propósito de discutir a aplicação do Plano Nacional de C&T na região Norte, bem como definir metas e estratégias específicas para essa área. Participaram da reunião, secretários de estado e presidentes de fundações de amparo à pesquisa dos estados do Amazonas, Amapá, Rondônia, Tocantins, Pará e Acre.

O presidente do Conselho de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I (Consecti) e titular da Secretaria de C&T do Amazonas (SECT-AM), Odenildo Sena, ressaltou que é preciso uma maior união entre os estados do Norte para que haja de fato desenvolvimento. "Há uma dispersão em nossa região. Dessa maneira, não partilhamos as dificuldades e dispersamos forças e recursos que poderiam ser utilizados. Imagine quantas ações poderíamos realizar para a Amazônia somando competências?". Ele destacou, ainda, a necessidade de reforçar a articulação entre as secretarias de C&T e as Fundações de Amparo a Pesquisa (Faps), descentralizando ações para a região Norte. Além disso, enfatizou que a questão ambiental não deve ser o único mote para pressionar ações na Amazônia. "É preciso deixar claro que na Amazônia habita gente!".
 
Continue lendo >>

Nenhum comentário:

Postar um comentário