quarta-feira, 22 de junho de 2011

Pesquisa de Avaliação da Situação de Segurança Alimentar e Nutricional em Comunidades Quilombolas Tituladas

Nesta segunda e terça-feira, 20 e 21 de junho, pesquisadores da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal do Pará (UFPA) passaram por um treinamento para participar do Projeto Pesquisa de Avaliação da Situação de Segurança Alimentar e Nutricional em Comunidades Quilombolas Tituladas,  do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). O treinamento será ministrado pela professora Enilce Oliveira, da Fundação Euclides da Cunha (FEC-DataUFF), condutora da pesquisa, que fica na Universidade Federal Fluminense, no Rio de Janeiro.

O Projeto é de caráter nacional e, no Pará, terá o apoio do Centro Especializado em Segurança Alimentar e Nutricional da UFPA. De acordo com a professora da Faculdade de Nutrição e coordenadora do Centro, Rosilene Reis, a pesquisa baseia-se na coleta de informações sobre as populações quilombolas do Brasil as quais já têm o título de posse de suas terras.

“O Projeto é a coleta de informações para entender a situação de segurança alimentar das famílias, o perfil nutricional das crianças e o acesso a bens e serviços públicos, pelas comunidades quilombolas tituladas”, explica a professora. O projeto será realizado ao longo de 2011, com visitas às várias comunidades que obtiveram o titulo das terras até o ano de 2009.

A pesquisa será realizada por meio de entrevistas com um morador de cada família quilombola das comunidades visitadas, além de questionários que serão aplicados aos líderes comunitários dos antigos quilombos. Na ocasião, as crianças menores de cinco anos também serão pesadas e medidas.

De acordo com a professora Rosilene Reis, o estudo permitirá a criação de novas políticas voltadas a essa população. “O estudo possibilitará conhecer melhor as comunidades quilombolas tituladas e, com isso, a pesquisa contribuirá com o aprimoramento das políticas públicas voltadas aos remanescentes de quilombos”, afirma.


Além das entrevistas e questionários, também serão visitados estabelecimentos das comunidades, como postos de saúde, escolas, centros culturais e quadras de esportes.

A Pesquisa de Avaliação da Situação de Segurança Alimentar e Nutricional em Comunidades Quilombolas Tituladas tem o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), do Ministério da Saúde (MS), da Fundação Cultural dos Palmares (MinC/FCP) e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrátia (Incra/MDA).

Texto: Dilermando Gadelha – Assessoria de Comunicação da UFPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário