sexta-feira, 24 de junho de 2011

Treinando o olhar e a memória

Na minha Mocajuba,  o dia  mostra um céu azul e o sol já cintila sobre a cidade.
É o anuncio do verão, calor, praia.

Mas  gosto mesmo é de estar dentro das matas do município...

Sem terra não há vida.
É perto da minha gente que eu gosto de ficar e me educo.
Sou ribeirinha sim, como diz o povo, sou do sítio...

Embora viva na capital (pelo menos uma parte do tempo), está bem viva na minha memória a “vida de ribeirinha” os “banhos” na ponte com meus irmãos, o "cheiro de mato" depois da chuva, o mundo que conhecia era o que passava na beira do rio. 

A família toda esperava ansiosamente o domingo dia de ir à cidade.
Ficávamos bem “empiriquitados”...
 Devo confessar a vocês que estou muito feliz com a idéia de organizar algumas postagens em forma de diário (diário de uma ribeirinha), fico muito emocionada.

Gosto do contato com a natureza amazônica, rio e terra mato e gente.

 
Fico mais animada quando encontro pessoas que compartilham esse querer bem à cidade, as pessoas. E, principalmente  não querem explorar a integridade desse povo que tem sabedoria de dar inveja...


Maninho, há muito mais a dizer e mostrar ...

Fotos: Trindade, MJS
(1-Ilha do Camaleão; 2-Moradia à beira do rio; 3-Praia do Angapijó coberta pelas águas; 4-ribeinhos no seu transporte rotineiro- a rabeta - canoa motorizada substituiu para muitos os tradicionais cascos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário