terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Japoneses lançam chocolate feito com cacau do Pará

A partir de março, os japoneses vão poder consumir chocolate feito com cacau produzido no Pará, mais precisamente oriundo do município de Tomé Açu, que produz em torno de quatro milhões de pés do fruto por ano, segundo a Cooperativa Agrícola Mista de Tomé-Açu (Camta), fornecedora do produto ao mercado japonês.

Nesta segunda-feira, 31, uma missão empresarial daquele país esteve na Secretaria Estadual de Agricultura (Sagri), com o titular do órgão, Hildegardo Nunes, para comunicar o interesse que possuem de ampliar as relações comerciais com o Pará e, também, informar que dentro de dois meses estará sendo inaugurada no Japão uma fábrica de chocolate com a marca da Amazônia. Os empresários foram acompanhados do reitor da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Sueo Numazawa, e já levaram um mostra do chocolate para degustação. 

No ano passado, em torno de 110 toneladas de amêndoas de cacau foram exportadas para o Japão por meio da Camta. Para este ano, a previsão é de envio de 160 toneladas do produto, de acordo com o reitor da Ufra. 


A cooperativa CAMTA, Cooperativa Agrícola Mista de Tomé-Açu, do Estado do Pará foi uma das selecionadas entre as melhores produtoras de cacaus finos do mundo, a “International Cocoa Award”, em 2010.  No mesmo ano, a CAMTA recebeu outros três prêmios nas áreas de negócios sustentáveis e desenvolvimento regional, graças a seus projetos baseados no sistema agroflorestal.

Mais informações>>

Nenhum comentário:

Postar um comentário