terça-feira, 16 de agosto de 2011

Amazônia Doc.3 - Mostra competitiva é voltada a todos os países da Pan-Amazônia


O Amazônia Doc.3, que acontece em Belém, de 5 a 11 de novembro, está com inscrições abertas, nas categorias documentário e ficção, até 10 de setembro. Estão aptos a participar da mostra competitiva cineastas do Brasil, Venezuela, Peru, Equador, Bolívia, Colômbia, Guiana, Guiana Francesa e Suriname, com filmes realizados a partir de julho de 2009 nos formatos longa, media e curta metragem. 


Interessados devem enviar ficha de inscrição devidamente preenchida e assinada, com a ficha técnica e sinopse do filme, três cópias em DVD multiregião, lista de diálogos (se houver) em espanhol, português, ou inglês, e cartazes e fotos do filme e do(s) realizador(es), para divulgação. A ficha de inscrição e o regulamento, assim como demais informações, estão disponíveis no site www.amazoniadoc.com.


Os trabalhos serão pré-selecionados por uma comissão formada pelos críticos paraenses Marco Antonio Moreira, Arnaldo Prado Júnior, Felipe Pamplona, Dedé Mesquita, Luzia Álvares, Pedro Veriano e Afonso Gallindo. Uma vez pré-selecionados, os filmes serão submetidos à avaliação de um júri oficial composto por cinco membros de destacada atuação audiovisual nacional e internacional. Serão oferecidos cinco troféus: para o melhor longa-metragem documentário; para o melhor curta/média-metragem documentário; para o melhor longa/ curta-metragem ficção, para o melhor filme escolhido pelo júri popular e para o melhor roteiro de ficção e melhor direção.


Mais do que exibição de filmes, o Amazônia Doc. inclui em sua programação atividades práticas e reflexivas, contribuindo para a democratização do acesso às técnicas de diferentes áreas do cinema e também estimulando o debate e a formação crítica. Neste bojo, estão oficinas, sessões comentadas e ações educativas, além do seminário "Um cinema feminino?".

Sob a coordenação da cineasta Zienhe Castro, fundadora do Amazônia Doc, e da pesquisadora e documentarista Claudia Mesquita, o seminário trará a Belém realizadoras de vários países da Pan-Amazônia, com a intenção de discutir a evidente maior presença de cineastas mulheres na contemporaneidade e as novas abordagens e temáticas decorrentes deste cenário. Serão quatro dias de encontros no Cine Líbero Luxardo.

Já foram confirmadas as presenças das cineastas Maria Augusta Ramos (DF), Alessandra Brandão (SC), Ramayana Lira (PE), Sandra Kogut (RJ), Consuelo Lins (RJ), Marília Rocha (MG), Paula Gaitán (COL), Claudia Llosa (PER).
Serviço:
Informações: www.amazoniadoc.com.
Twitter: www.twitter.com/amazoniadoc
Facebook: www.facebook.com
Flickr: www.flickr.com/amazoniadoc
ORM

Nenhum comentário:

Postar um comentário