segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Projeto de vida: Estudar

Rio Tocantins (Foto: Trindade, MJS/2011)

Identifico-me com a vida acadêmica, adoro livros, adoro aprender, ter minha capacidade intelectual estimulada, tanto que já há algum tempo vinha perdendo o sono: queria fazer outro curso, não qualquer curso, Agronomia, na realidade quando fiz a opção no vestibular (há alguns anos atrás) fiquei em dúvida entre Biologia e Agronomia, na época eu só tinha certeza que queria trabalhar com plantas, isso inclusive contrariou muita gente em casa que esperavam que eu enveredasse na administração, acabei optando por Biologia, e não me arrependo, mas estava sentindo a necessidade da complementação técnica na área de produção.

Sou doutoranda em Ciências Agrárias, e agora caloura de agronomia an UFRA, como os dois cursos são na mesma instituição isso facilitou a minha vida.

Trabalhando como Bióloga, já ministrei aulas para turmas na educação infantil, ensino médio, técnico, graduação e especialização... Minha vida há algum tempo atrás era preparar aulas e ainda cursava as disciplinas do mestrado. Desenvolvi pesquisas interessantes com plantas, andei muito, fiz amigos queridos que trago até hoje e me diverti muito.

Hum, e a vida de professora, estou com a possibilidade de voltar pra sala de aula, não tinha deixado de ser, estava atuando na educação à distância. O momento que estou lá na frente dos alunos, com as aulas prontas, é um momento de pura realização, todos com o intuito de aprender, eu inclusive. Diria que em certos momentos aprendemos mais com nossos alunos do que com livros e nossos títulos acadêmicos. Tenho uma relação maravilhosa com meus alunos e muitos deles são queridos amigos até hoje, muitos dos assuntos de aula foram muito aproveitados pelos alunos que levaram inclusive pesquisas para em eventos nacionais, já encontrei alguns alunos que já fizeram até pós e estão por aí trabalhando, e alguns colegas do curso de agronomia foram meus alunos.

Estou voltando pros livros e artigos, mais ainda, preciso publicar alguns artigos e me preparando pra começar a escrever a tese (medo).... embora ainda faltam algumas análises para concluir que vou fazer num laboratório na UFPA, ainda esse semestre ... Meu orientador diz ..., “o doutorado é a ultima etapa do ensino, por isso precisamos apreender o que for possível, pois quando terminamos as pessoas acham que temos resposta pra tudo”. Como se isso fosse possível, é verdade sabemos m pouco mais em um determinado segmento, assunto... Bom, serei doutora "de direito e de fato" e modestamente isso é fazer parte de uma pequena porcentagem da população do Brasil, imagine pra uma caboquinha lá do meio do mato, do sítio, da ilha.

Com tudo isso, minhas idas a minha terra querida serão mais escassas (sou como a Vivian Lee interpretando Scarlett O'Hara em E o Vento Levou (1939)..., preciso ir à Tara –Mocajuba- buscar energia). Mas vamos continuar encaminhado o trabalho pelo IPSAA, principalmente o de organizar a cadeia produtiva do cacau na região, além disso, a demanda pelo movimento está acontecendo pra outros municípios, Baião e Limoeiro do Ajuru... 

Vou ter que dar uma pausa no projeto das reportagens do “Diario de uma ribeirinha” só um tempinho, pois estou com algumas pautas já encaminhadas,... por isso não deve demorar muito.

Vamos nos desdobrar, hehehehehe...

Essa é a vida que eu quis... Crescer pessoalmente e ajudar a desenvolver minha região, melhorando a qualidade de vida dos moradores, meus conterrâneos...

Tenho fé e força de vontade o resto é só seguir... de acordo com as possibilidades, sem desespero, e racionalmente ...


Ps: desconsiderem eventuais erros de ortografia/concordância.
 texto escrito na madruga, as pressas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário